Noticias

Importação chinesa de soja sobe 8,6% em 2013, atinge recorde

Demanda | 10/01/2014 10:54
Indústria de esmagamento continua a expandir a capacidade a fim de atender à forte demanda doméstica por carne rica em proteínas

Soja

 

Soja: China importou 63,38 milhões de toneladas de soja em 2013, uma alta de 8,6 por cento ante o ano anterior, mostraram dados preliminares da Administração Geral das Alfândegas nesta sexta-feira

 

Pequim – A China, maior comprador mundial de soja, importou um volume recorde da oleaginosa em 2013, à medida que sua indústria de esmagamento continua a expandir a capacidade a fim de atender à forte demanda doméstica por carne rica em proteínas.

A China importou 63,38 milhões de toneladas de soja em 2013, uma alta de 8,6 por cento ante o ano anterior, mostraram dados preliminares da Administração Geral das Alfândegas nesta sexta-feira.

As importações de dezembro saltaram 26 por cento na comparação anual, para 7,4 milhões de toneladas, maior volume mensal já registrado, com uma melhoria das margens de esmagamento estimulando a demanda.

As esmagadoras chinesas importam a oleaginosa para fazer farelo de soja, um ingrediente para ração animal, bem como óleo de cozinha. Melhores padrões de vida e de urbanização elevaram do consumo de carne e produtos lácteos.

As importações da China em 2013 representam cerca de 63 por cento do volume negociado globalmente.

“Há muita expansão em curso, o que mantém as importações crescendo, embora o crescimento tenha abrandado”, disse Li Lifeng, analista sênior do portal da indústria www.cofeed.com.

A capacidade de moagem da China atingiu 140 milhões de toneladas no final do ano passado, um aumento de 17 por cento ante 2012, estimou Li.